a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 22539826 LARGE

Pamukkale, um show da natureza

Pamukkale, em turco significa Castelo de Algodão, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e fica 650 km ao sul de Istambul. Pertence ao município de Denizli, há 20 km dali e é de onde saem os ônibus com os turistas para visitar a região.

O que você vai encontrar lá é um cenário surreal. Uma montanha branca que parece coberta de gelo e engana os turistas.

Na verdade não é neve, trata-se de calcário: é a natureza criando belos espetáculos para os seus sentidos.

Águas termais

Da montanha branca escorre suavemente um fio de água quente que forma várias piscinas em degraus. Essa água tem um tom de um azul vivo e possui propriedades curativas.

Logo na entrada do parque há um aviso e um banco de madeira: a partir dali é preciso tirar os sapatos para subir a montanha. Há uma outra entrada, mas recomendo chegar cedo e entrar por baixo, evitando os grandes grupos de turistas e descobrindo aos poucos a beleza do lugar.

A natureza é tão inteligente que seus pés ficam firmes na rocha mesmo embaixo d´água, pois ela é cheia de pequenas ranhuras que massageiam as solas dos pés. E assim você vai subindo e se encantando com as piscinas ao longo do caminho. A visão do topo incrível.

 

Pamukkale

Pamukkale

As águas termais de Pamukkale saem da fonte a 36 graus e são fortemente mineralizadas, com alta concentração de hidrocarboneto de cálcio, que se deposita no fundo como carbonato de cálcio, dando às piscinas uma cor branca intensa.

Nas piscinas mais fundas os turistas podem tomar banho e aproveitar não só a imersão mas também se beneficiar das propriedades curativas da água termal.

No topo da montanha você já pode calçar os sapatos. Mas as surpresas ainda não acabaram.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


As ruínas de Hierápolis

Hierápolis foi uma cidade greco-romana do século 2, cujas ruínas sobrevivem no topo da montanha de calcário em Pamukkale. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, foi fundada pelo rei Eumenes II de Pérgamo e é procurada desde os tempos mais remotos porque as propriedades curativas da água rica em cálcio já eram exploradas pelo império romano.

A água quente e mineralizada apresenta benefícios para problemas como reumatismo, doenças de olhos, pele, sistema circulatório, respiratório, nervos e músculos, rim e sistema urinário.

Até hoje é possível utilizar esse antigo balneário, que fica ao lado do museu que guarda parte da história de Pamukkale. Há 5 km de distância há outro centro curativo, Karahayit, que promete auxílio para doenças neurológicas, hipertensão e reumatismo.

Hierápolis foi destruída por um terremoto no ano 60 durante o reinado do imperador Nero. Ao ser reconstruída, perdeu as características do período grego, transformando-se em uma típica vila romana.

Hierápolis

Hierápolis

A hidroterapia era acompanhada por práticas religiosas e Hierápolis era um bispado. Há vários templos e um dos monumentos mais importantes é o martírio do apóstolo São Felipe, crucificado na época de Domiciano, por volta do ano 87.

É possível também ver o que restou do Templo de Apolo, deus da cidade. Portões grandiosos, fontes, ágora, latrina pública, necrópolis e local de processamento de azeitonas estão no caminho dos turistas.

Outra construção impactante é o teatro, que está sendo restaurado por uma equipe italiana. Lá, ocorrem apresentações e é o espaço de lazer tradicional dos habitantes, com capacidade para um público de 20 mil pessoas e lugares privilegiados para a elite.

Como chegar

A única companhia com voos diretos do Brasil para a Turquia é a Turkish Airlines. São quatro voos semanais de São Paulo a Istambul com duração de pouco mais de 13 horas, e brasileiros não precisam de visto. Agora é só fazer as malas!

You don't have permission to register