a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
olimpia antiga goya viagnes de alto padrao luxo copastur

Olímpia e a Poética das Competições Esportivas

Desejar um corpo belo, forte e rápido era uma constante na Grécia Antiga. Isto porque as divindades cultuadas eram consideradas semelhantes aos homens em virtudes e defeitos. Segundo eles, o que os diferenciava era a imortalidade, além de força, velocidade e beleza superiores.

Sendo assim, buscar esse ideal do corpo era se aproximar dos deuses e, com isso, da perfeição. A atenção especial aos treinamentos atléticos também provinha da intenção de reunir soldados fortes e resistentes.

Os mais famosos e importantes jogos esportivos da época eram os Pan-Helênicos, que incluíam os tão celebrados Jogos Olímpicos, realizados em Olímpia para homenagear Zeus, o deus supremo.

Visitar a área arqueológica da cidade e o estádio original onde se disputaram os jogos há quase três mil anos nos ajuda a compreender as competições que movem o mundo todo ainda hoje. A região abriga também ruínas dos Templos de Zeus e Hera, o estúdio do escultor Fídias, bem como a academia onde os atletas se preparavam.

Durante o período de jogos foi estabelecida uma “Trégua Sagrada” para que os cidadãos pudessem se deslocar até Olímpia e aplaudir os atletas. Se as guerras geravam medo e inquietação, as disputas dos jogos eram precedidas de disciplina, respeito e uma alegre expectativa. Algumas das modalidades de competição, praticadas sempre por homens nus, eram o lançamento de disco, as corridas equestres e as lutas.

Os primeiros registros dos vencedores datam de 776 a.C. Além da coroa de folhas de oliveiras, eles ganhavam a tão desejada honra, que a longo prazo resultava também em refeições gratuitas para o resto da vida, uma estátua e um poema em sua homenagem.

Bem que as odes triunfais de Píndaro, poeta de Tebas, previam que a glória olímpica continuava após a morte. Em sua sexta coleção de odes, denominada “Olímpica” e feita em honra do vencedor de uma corrida das chamadas “quadrigas”, espécie de charretes gregas, ele diz:

É já tempo, ó meu Fíntis (nome do atleta),
De atrelar os cavalos, quanto antes,
Para que eu possa subir a uma quadriga
E, percorrendo a pista ilustre deste canto,
Chegar à descendência dos heróis. (Ol, VI, 27)

Em 394 d.C., o Imperador Romano cristão Teodosio I determinou que os jogos fossem cancelados por serem pagãos, uma vez que celebravam os diversos deuses da cultura grega. Foi apenas em 1896 que os jogos foram retomados, com adaptações e mudanças, no Estádio Panatenaico de Atenas. A chama de cada Jogo Olímpico moderno ainda é acesa na Antiga Olímpia, por meio de um reflexo da luz do sol, e carregado com a tocha para o local onde os jogos serão realizados.

A história nos ajuda sempre a rever e compreender melhor a sociedade na qual vivemos. Ainda hoje há quem busque os corpos celestes dos mármores helênicos. E, sem ter lido Píndaro, quem almeje o cumprimento da promessa de suas odes triunfais: a imortalidade. Que sentir de perto a poética competitiva de Olímpia nos traga clareza para interpretar o presente e nos entusiasme na busca por atingir o nosso próprio potencial. O atlético, claro, mas não só.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


O que apreciar em Olímpia:

antigo estadio olimpico em olimpia grecia goya by copastur viagens de luxo alto padrao 1

O estádio olímpico original de mais de três mil anos.

mulher e lendo a tabela de descrição do turista sobre a história na frente do restante do templo no site de arqueologia enquanto visitava Olímpia antiga

A área arqueológica que engloba o estádio, mas também outras ruínas históricas, como o Templo de Zeus.

estátua do grego clássico de um ser humano goya copastur viagens de luxo de alto padrao

O Museu Arqueológico de Olímpia, que reúne preciosidades encontradas na área arqueológica.

barris de vinho na grecia goya copastur viagens de luxo de alto padrao

As vinícolas locais, que organizam degustações de vinhos olímpicos únicos no mundo.

Gosto das viagens sem pressa, dos estímulos sensoriais e da autenticidade de cada destino. Acredito que mais do que uma forma de locomoção, viajar seja um ato antropológico, emocional e simbólico.

You don't have permission to register