a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 79569013 MEDIUM

O vilarejo de Rocamadour levará você a uma viagem de sonhos

Aqui está um cenário de sonho, uma imagem da eternidade e que vai ficar pra sempre na sua memória: o vilarejo de Rocamadour, uma cidade medieval construída sobre uma falésia na região da Dordonha, uma das mais bonitas da França.

Este vilarejo extraordinário tem o poder de transportar seus visitantes para um outro tempo, um tempo em que as pessoas vinham de longe para adorar a Virgem Negra.

Rocamadour, France

Rocamadour

Para chegar até lá você deve ir em direção ao Lot, especificamente no Parque Natural Regional do Causses de Quercy e próximo ao igualmente célebre Gouffre de Padirac. Ao se desviar da estrada, o efeito é de imensa surpresa. Rocamadour aparece de repente, cravada na rocha.

A cidade foi construída em etapas sucessivas pelo penhasco. Ela está localizada acima de um canyon, de onde flui um rio, o Alzou. Suas casas, os telhados e as igrejas parecem fazer parte da rocha que sai do Causse de Gramat (causse: no sudoeste da França, planalto de calcário que se estende entre dois vales).

Um lugar de sonho

Quem foi, então, a pessoa que imaginou e construiu Rocamadour? Talvez durante sua visita você descubra a resposta. Já na Idade Média, Rocamadour despertava admiração. No século XII, peregrinos viajavam por toda a Europa para ir orar por lá. O vilarejo conservava as relíquias de Saint-Amadour. E era também o santuário venerado da Madona Negra.

Na entrada da cidade está o belo portão do Figuier, ou da Figueira, que recebe os turistas antes de seguirem pela rua de Couronnerie, a única rua de Rocamadour, vivaz, repleta de lojas coloridas e de belas mansões.

Chega-se, em seguida, diante de uma escadaria monumental, são 233 degraus! Ela se eleva no coração de Rocamadour, um átrio onde se aglomeram, tais como antigos abrigos sob as rochas, oito igrejas e capelas.

A capela de Notre-Dame

A capela de Notre-Dame

Não deixe de visitar a capela de Notre-Dame. Lá você descobrirá a Virgem Negra, pequena imagem em madeira escura, frágil, quase infantil, que, no entanto, emana uma força espiritual incrível.

Outra visita obrigatória é passear ao redor do castelo superior. Sua silhueta romântica coroa Rocamadour. Do alto deste mirante abre-se um panorama vertiginoso sobre a cidade sagrada, uma mistura de ousadia e serenidade.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


À sua volta, estende-se o Parque Natural Regional de Causses de Quercy. Um vasto território feito para a descoberta, entre caminhos forrados de sebes, pequenos carvalhos, pequenos vilarejos de Quercy e encontros saborosos com os habitantes locais.

Algumas curiosidades da região

Rocamadour oferece uma vista deslumbrante à noite, é um cartão postal mágico e imperdível. No dia seguinte, desça ao centro da Terra e descubra as famosas grutas de Padirac, e então siga para o famoso Vale da Dordonha.

A Igreja de Saint-Sauveur e a cripta de Saint-Amadour estão listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO por sua importância na peregrinação de Santiago de Compostela. Não deixe de visitá-las.

Segundo a tradição, o velho sino da igreja punha-se a tilintar sozinho quando um navio estava em perigo, ou quando algum fiel em situação desesperada rogava por Nossa Senhora de Rocamadour.

Grutas de Padirac

Grutas de Padirac

As ocorrências eram zelosamente anotadas e quando os beneficiados iam a Rocamadour ‒ que fica bem longe de qualquer porto ‒ para pagar a promessa, conferia-se a data e a hora do voto e o tinir do sino.

A origem do mosteiro também tem uma aura de maravilha e mistério. Lá viveu e morreu como eremita o judeu Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C.

Ele amava as rochas e cavou um eremitério numa delas para ficar longe do mundo. Teria sido ele quem trouxe para Rocamadour a primeira estátua de Nossa Senhora. A atual, conhecida como Virgem Negra, é milenar, pois data do século IX!

You don't have permission to register