a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
vista impressionante de uma home indiana tradicional com uma porta de madeira verde e a roupa indiana tradicional colorida

O TECER INDIANO

Na Índia, observar homens e mulheres em toda sua exuberância é um programa à parte. Todas as moças, independente da casta, usam sáris, pulseiras, brincos… As misturas são hipnotizantes.

tecido indiano

O país tem a cultura de ornamentar tecidos há mais de três mil anos e é reconhecido como o berço da estamparia têxtil. Nehru, que assumiu ao lado de Gandhi a liderança do movimento pela independência, já dizia que “a história da Índia pode ser escrita com seus tecidos.”

A roca de fiar foi, inclusive, símbolo não-violento de Gandhi e da libertação do império inglês. Dizem que ele fiava todos os dias 200 metros de algodão e que aprendeu o ofício para ensinar às pessoas mais necessitadas de pequenas aldeias a tecerem suas próprias roupas, a terem sua autonomia.

teando o sari de seda indiano

Até os Upanishads, tratados filosóficos do período Védico, dizem que “o universo é um pano contínuo tecido pelos deuses, cujo comprimento infinito representa o cosmos e, sua padronagem em ciclos, o desenrolar da vida.” Tão bonita essa reflexão…

 

JODHPUR

No limite oriental do Deserto de Thar, Jodhpur se mantém fiel às origens, nos presenteando com autenticidade. A joia índiga do Rajastão é um cenário incrível para se observar de perto a diversidade das vestimentas e, claro, para fazer compras!

No centro, estão os comerciantes das barracas e lojinhas no frenético mercado Sardar, coração da cidade velha. Lá, seda, linho e algodão estão por toda parte. Desbravar a cidade atrás de seus ateliês, lojas, fábricas e museus é um mergulho cultural.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Nessa região específica do país, a técnica em alta é o block printing, que também pulsa forte na cidade de Jaipur. O tecido fica esticado numa mesa onde os artesãos carimbam com precisão desenhos com blocos molhados em corantes naturais feitos a partir de cúrcuma, curry, fruta de miróbalo e até cocô de camelo…! As cores, bem como as padronagens, têm conteúdo simbólico e são cheias de significados.

técnica indiana blocos de impressao madeira com fundo de tecido impresso bloco

Técnica de impressão Indiana, block printing.

De Jodhpur é impossível sair ileso. Ficamos hipnotizados pela beleza daqueles trabalhos, que não só garantem a sobrevivência dos locais, como preservam suas tradições, muitas vezes passadas de geração em geração.

 

ONDE SE HOSPEDAR

O hotel Taj Umaid Bhawan é o último dos grandes palácios da Índia. Seu marajá ainda habita a propriedade, o que permite uma surpresa agradável: um encontro inesperado durante um passeio pelos 26 acres de seus jardins exuberantes.

umaid bhavan palace

Umaid Bhawan Palace; Jodhpur

Caminhar por entre escadas feitas com o mesmo mármore do Taj Mahal, afrescos pintados a mão e suítes decoradas no melhor estilo art déco, fascina não apenas pela beleza, mas também pela história que se vai testemunhando. Como as obras de um museu, ou os tecidos do Rajastão, cada detalhe comunica algo de mais profundo.

 

Para mais detalhes e informações acesse: https://www.goyatravel.com.br/contato/ ou ligue para + 55 11 2394-2136

Gosto das viagens sem pressa, dos estímulos sensoriais e da autenticidade de cada destino. Acredito que mais do que uma forma de locomoção, viajar seja um ato antropológico, emocional e simbólico.

You don't have permission to register