a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 98088757 MEDIUM

O que vai te surpreender em Túnis

Túnis está localizada no Noroeste da Tunísia, junto ao lago com o mesmo nome. É a capital do país e considerada como a mais bem conservada cidade árabe antiga, mas, ao mesmo tempo, é também uma moderna metrópole em expansão.

Apesar de se localizar no norte do continente africano,  está praticamente à vista da Europa, por isso a Tunísia tem uma mistura de culturas muito peculiar, o que a torna um destino muito atrativo.

Limpa e relativamente segura, os habitantes se vestem com roupas modernas, embora a maioria das mulheres ainda envergue uma écharpe ou um hijab (véu islâmico) quando se apresenta em público.

Uma profusão de cores e aromas

O emaranhado de ruas da medina, repletas de pessoas vendendo, comprando ou trocando os mais variados produtos, envolve os visitantes em aromas de especiarias e essências. O caos é contagiante e é bem provável que você acabe com seus dinares entre os lojistas antes de se sentar num café de rua e saborear a sua compra.

Rua estreita em Sidi Bou Said , Tunísia. A arquitetura tunisino típico, com casas brancas , portas ornamentado azuis e janelas , uma combinação de estilos árabes e mediterrânicos tradicionais.

Rua estreita em Sidi Bou Said , Tunísia. A arquitetura tunisino típico, com casas brancas , portas ornamentado azuis e janelas , uma combinação de estilos árabes e mediterrânicos tradicionais.

Todo este ambiente contrasta com as ruas traçadas a esquadro da Ville Nouvelle, centrada na Avenida Habib Bourguiba, uma artéria larga, repleta de trânsito, cafés e esplanadas laterais, que os habitantes locais adoram frequentar ao fim do dia.

Milênios de história

As melhores atrações de Túnis estão localizadas fora da cidade – o maravilhoso Museu Bardo e as misteriosas ruínas da antiga Cartago são os locais arqueológicos e artísticos mais fascinantes da Tunísia.

As ruínas de Cartago ficam perto da cidade e do souq de Túnis, sendo um dos pontos mais agradáveis para visitar. Na Antiguidade foi considerada uma potência, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se três Guerras Púnicas, das quais acabaram por destruir Cartago. Hoje é uma estação arqueológica e turística importante.

A mesquita central de Túnis, Zitouna, remonta ao Séc. IX, quando a cidade se tornou muçulmana. A maior parte da cidade foi construída à volta dela, cujo nome significa, literalmente, “oliveira”. O templo recebeu esse nome devido ao seu fundador ter o hábito de reunir os estudantes do Corão nesse local, à sombra de uma oliveira.

A mesquita é aberta a não-muçulmanos todos os dias, das 8h às 12h, excepto às sextas-feiras e feriados islâmicos.

 Interior do Museu de Bardo

Interior do Museu de Bardo

Sua estadia em Túnis não ficará completa sem visitar o Museu Bardo. O edifício onde está instalado foi, em tempos, o palácio de Husaynid Beys, um governador tunisino. A maioria dos turistas acaba a visita desapontada por não ter reservado tempo suficiente para ela, por isso, programe-se. O palácio e os seus interiores são de tirar o fôlego e a colecção de arte é absolutamente impressionante.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


A coleção de mosaicos romanos é o ponto alto da visita. Poderão ser apreciadas estátuas da época das guerras púnicas, descobertas em Cartago, Dougga, El Jem, Sousse ou Mahdia.

O museu localiza-se junto à estação de metrô de Bardo e os seus belos jardins são imediatamente visíveis desde aí, situando-se a cerca de cinco minutos, a pé, desde esse local.

Outro ponto turístico imperdível é a Catedral de Túnis, que ganhou o seu nome de Vincent de Paul, um santo católico que chegou à cidade como escravo e ajudou outros escravos cristãos depois de ganhar a alforria. Ela foi construída em 1882 e é um dos mais assombrosos monumentos que ainda restam da era colonial.

No seu interior situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido e o Museu Nacional de Arqueologia, que inclui no seu acervo uma fabulosa coleção de artefactos romanos.

O que você não pode deixar de fazer:

  • Ir às compras no souq da Medina
  • Dar um passeio pela parte velha da cidade e pelos seus edifícios antigos, mesquitas e portões
  • Assistir a uma ópera, um bailado ou outra produção no Teatro Municipal de Túnis
  • Dar um passeio pelo maior parque da capital, o Parque Belvedere, que inclui o Museus de Arte Moderna e o zoo municipal, com vistas para o Lago Túnis
Teatro Municipal de Túnis

Teatro Municipal de Túnis

  • Dar um passeio na Avenida Habib Bourguiba. Começa perto da medina, na frente da catedral e vá até o Lago Túnis, passando por uma das mais bonitas partes da cidade. Está rodeada por belos edifícios coloniais, cafés e hotéis.
  • Percorrer os portões da medina: são alguns dos mais belos monumentos da cidade.
  • Ir a um dos muitos hammams (banhos públicos) da cidade.

 

 

 

You don't have permission to register