a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 499773358

Gastronomia: os 6 melhores mercados de rua do mundo

Quase toda a área central de cidades mundo afora têm um mercado de rua clássico ou uma praça especializada em comida. São lugares grandes e movimentados com barracas comandadas por experts em peixes, carnes e produtos locais. É onde você também vai encontrar verduras e frutas frescas e, provavelmente, muita comida para ser consumida ali mesmo ou em ótimos restaurantes nos arredores.

Na sofisticada Paris ou na exótica Istambul, esses lugares oferecem experiências inesquecíveis. Aqui, reunimos alguns dos melhores do mundo.

Borough Market, Londres 

Um dos mais antigos da cidade (tem 1000 anos), fica no sul do rio Tâmisa, em Southbank – área muito frequentada por Shakespeare – e é lotado de barracas que vendem tanto temperos quanto pratos prontos para comer lá mesmo. Tanta variedade fez deste mercado o favorito de chefs de cozinha do mundo todo. Reformado em 2013, a arquitetura do Borough ficou ainda mais bela.

Borough Market in London

Borough Market in London

O que provar: Comece pelo chorizo, passe pelos queijos e cookies e termine o passeio provando as ostras do Café Elliot.

Le Grand Epicerie, Paris

Área gastronômica da loja de departamento Le Bon Marché Rive Gauche (criado em 1838), oferece 30 mil produtos gourmet vindos de todos os cantos do mundo, incluindo 60 diferentes tipos de pães assados lá mesmo entre outras iguarias.

Le Grand Epicerie

Le Grand Epicerie

O que provar: Aqui, os queijos trufados e as próprias trufas fazem sucesso. Não deixe de ver as incríveis exibições de chocolates e outros doces, frutas e legumes frescos, além dos produtos de charcutaria, com suas carnes e cozidos. No porão, é possível provar diversos rótulos de vinhos franceses.

Alkmaar KaasmarktHolanda 

Alkmaar Kaasmarkt

Alkmaar Kaasmarkt

O mais famoso mercado de queijos da Holanda fica na cidade de Alkmaar. No Kaasmarkt, como é chamado, é comum ver senhores com uniformes brancos carregando queijos para lá e para cá. Tradição que começou em 1593, a movimentação habitual para transporte, checagem e pesagem atrai milhares de viajantes. Aberto somente às sextas-feiras, de abril a setembro, o mercado exibe informações sobre cada queijo em diversos idiomas.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


O que provar: Aproveite para provar os queijos Edam e Gouda em sua terra de origem. Você também pode descobrir como o queijo é comercializado de acordo com uma tradição centenária, além de visitar o Museu do Queijo.

Mercat de Boquería, Barcelona 

Mercat de Boquería

Mercat de Boquería

Esse mercado funciona desde o século XIII, e fica nas famosas Ramblas, a rua que liga a Plaça Catalunya ao porto na altura do Bairro Gótico. O maior de Barcelona e um dos mais conhecidos na Europa, se destaca pela explosão de cores e mistura de comidas. Caminhando entre as barracas você vai encontrar de frutas exóticas, a ostras e doces árabes.

O que provar: Além de iguarias clássicas da gastronomia catalã, como presuntos ibéricos, queijos bascos e diversos tipos de azeitonas, passe pelas barracas de temperos e pimentas  e leve para casa um pouco de páprica espanhola seca.

Spice Bazaar, Istambul 

Spice Bazaar

Spice Bazaar

Construído em 1660, o Mercado Egípcio (Mısır Çarşısı) hoje chamado de Spice Bazaar é especializado em comidas e temperos. Próximo à Ponte de Gálata e logo em frente à Mesquita Nova, uma das mais bonitas de  lá, seu tamanho (mais de 100 lojas) não chega aos pés do Grande Bazar (possui cerca de 5 mil). Mas, a variedade de temperos, condimentos e especiarias, além de sementes, castanhas, frutas e ervas secas faz dele o melhor lugar quando o assunto é gastronomia.

O que provar: Aproveite para beliscar de tudo um pouco enquanto passeia pelas lojas. Depois, experimente os deliciosos doces turcos chamados lokum com um bom chá. Se quiser cozinhar, passe pelas inúmeras barracas de alimentos frescos vindos da região da Anatólia. Depois, prove o famoso café turco no Kurukahveci Mehmet Efendi (http://www.mehmetefendi.com/) estabelecido há mais de 100 anos em Istambul.

Djemaa el-Fna, Marrocos

Quer conhecer a gastronomia de Marrakech? Visite a praça Jemaa el-Fna, que nasceu no  século XVI e se transformou em um grande mercado a céu aberto. Considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é o lugar perfeito para provar tâmaras, damascos, figos secos, amêndoas e romãs, além de ver os tradicionais encantadores de cobras e vendedores de água.

Djemaa el-Fna

Djemaa el-Fna

O que provar: Após passar por todas as barracas e se deliciar com tantas especiarias, aproveite para almoçar nos restaurantes dos arredores. O méchoui, cordeiro assado com sal e cominho, é um prato tradicional do país.

You don't have permission to register