a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 46114230 SMALL

Fox Glacier – a geleira rodeada por uma floresta tropical na Nova Zelândia

Se você vai para a Nova Zelândia e está disposto a se arriscar além dos destinos mais populares como a bela Queenstown, cidade mais conhecida do país, você vai se deparar com agradáveis surpresas.

Conhecida por seus lagos exuberantes e por uma mistura de praias e montanhas, que oferece a possibilidade de se bronzear no verão e esquiar no inverno, a Nova Zelândia também possui pontos turísticos menos badalados e igualmente (ou até mais) interessantes.

Um bom exemplo das surpresas que o país reserva é a pequena cidade de Fox Glacier. Localizada na costa oeste do país, região com cerca de 30 mil habitantes, a cidade é a porta de entrada menos conhecida para as geleiras neozelandesas.

Geleira

Geleira

Enquanto a maioria das geleiras ao redor do mundo estão diminuindo por conta do aquecimento global, as geleiras Fox e Franz Josef, na Nova Zelândia, ainda resistem bravamente. O clima temperado dessa região combinado com a baixa altitude faz com que estas geleiras estejam entre as mais convenientes para visitação no mundo.

O acesso ao pé das geleiras que passam por antigos vales fluviais com encostas íngremes e escarpas horizontais gigantescas de quando essas formações recuaram e avançaram ao longo de milênios, é bastante fácil. E quando você se posiciona próximo ao pé dessas geleiras, sua enormidade é humilhante.

Como chegar

A geleira de Fox Glacier, assim como a da cidade vizinha, Franz Josef, tem uma característica bastante peculiar: fica a apenas 300m do nível do mar e é rodeada por uma floresta tropical temperada, o que torna a visita uma experiência única.

Caminhada na geleira

Caminhada na geleira

A melhor forma de conhecer a geleira é por trilha, sendo que a mais longa dura em média uma hora (ida e volta). Apesar de não ser uma trilha de grande dificuldade, a caminhada exige certa resistência física e disposição. Em alguns trechos mais íngremes, existem cordas horizontais que facilitam o equilíbrio. O esforço, no entanto, compensa: ao chegar ao topo, é possível ver uma imensa massa de gelo, além de formações que se assemelham a cavernas.

Voo de helicóptero

Voo de helicóptero

Também é possível visitar a geleira em um voo de helicóptero, o passeio tem duração de trinta minutos, com direito a parar e descer no topo dela. A vista lá de cima é de tirar o fôlego.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Curiosidades sobre Fox Glacier

Geleira de Fox

Geleira de Fox

  • A geleira Fox Glacier possui 13 quilômetros de extensão e um desfiladeiro de 2.600 metros de altura. Ela é alimentada por quatro geleiras alpinas que recebem cerca de 30 metros de neve por ano. A neve é compactada no topo da geleira em gelo azul a centenas de metros de profundidade.
  • O gelo compactado desliza morro abaixo, onde fica com 300 metros de espessura. Esse movimento é mantido pelo gelo que derrete sob pressão entre a geleira e o vale íngreme. Este efeito, combinado com a grande quantidade de neve alimentando o topo da geleira, faz com que as geleiras Fox e Franz Josef fluam quase dez vezes mais rápido que a maioria dos vales de geleiras.
  • Toda essa agitação abaixo da geleira causa rachaduras e barrancos profundos na superfície, criando uma dramática e perigosa paisagem congelada. O derretimento superficial ocorre nas baixas altitudes, alimentando os rios gelados que fluem das rochas indo no sentido das florestas tropicais e em direção ao Mar de Tasman.

Muito mais do que gelo

Além da geleira, Fox Glacier oferece ainda outras atrações: a seis quilômetros da cidade está localizado o lago Matheson, de onde é possível ver refletido, exatamente como em um espelho, os montes Cook e Tasman e a floresta ao redor. É um visual inesquecível!

Bem perto do centro de Fox Glacier, há ainda uma atração interessante, uma caverna repleta de vaga-lumes, local que definitivamente vale uma visita.

You don't have permission to register