a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 89216059 SMALL

Dicas para ser um viajante ecologicamente responsável

O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural de uma região e incentiva a sua conservação. É uma modalidade que vem crescendo muito e que ajuda o turista a valorizar o que uma região tem de melhor contribuindo para a manutenção desses pontos turísticos naturais.

Se você está está preocupado com o futuro do nosso planeta e quer fazer algo para ajudar a diminuir o impacto que causamos no meio ambiente, confira algumas dicas de como ser um viajante ecologicamente correto.

Ao escolher o destino

Escolher para onde viajar conta mais do que a gente imagina. Ir a uma praia do Sudeste do Brasil no verão gera um impacto acima do razoável, pois o viajante tem de respeitar a capacidade do lugar e sempre se perguntar se há estrutura para tantas pessoas na temporada.

Praias do Sudoeste do Brasil

Praias do Sudoeste do Brasil

Além disso, a praia no inverno é uma delícia. No Brasil, há sol em quase todas as regiões e a hospedagem pode ser três vezes mais barata que no verão.

Ao escolher a hospedagem

No Brasil e no exterior, há muitos hotéis e pousadas que começaram a adotar uma postura verde. Porém, ser um empreendimento ecologicamente responsável é bem mais do que separar o lixo. É preciso investir em uma arquitetura verde, otimizando o consumo de energia e de água.

Muang Ngoi Neua

Muang Ngoi Neua

A economia de energia pode ser de até 80% em relação a uma construção convencional. Não se culpe por desconfiar dos estabelecimentos que se dizem sustentáveis demais. Muitos resorts separam lixo, envolvem a comunidade em suas atividades e, claro, fazem bastante propaganda disso; mas a própria natureza do negócio – servir comida e bebida abundantes a todo momento – tem pouquíssimo a ver com conservação.

Na sua bagagem

Levar uma mala mais leve é uma das regras básicas para evitar dores nas costas, não pagar excesso de bagagem e exigir menos combustível dos aviões. Na necessaire, os produtos de banho devem estar em recipientes pequenos, dar preferência a fórmulas líquidas ou biodegradáveis sempre.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Mochilas levas

Mochilas levas

E até os veículos impressos entraram na berlinda. É melhor ler jornal e revista no iPad ou em sites do que comprar as edições impressas todos os dias.

Com relação ao transporte

Um avião emite quase 1 tonelada a mais de gases poluentes que veículos automotores pela mesma distância percorrida. Ninguém precisa deixar de voar, mas é interessante pensar em trem e ônibus nos trechos curtos, mesmo com tarifas tão mais em conta.

Algumas companhias aéreas trabalham com um sistema de compensação da emissão de gases: paga-se um pouco a mais pela passagem e ganha-se, em troca, o plantio de árvores correspondente à quantidade de CO2 emitida no voo.

Viajar de Bike

Viajar de Bike

A TAM também já fez testes com óleo de pinhão-manso, uma biomassa vegetal brasileira. Com o carro, a regra é cuidar para não consumir desnecessariamente. Calibre os pneus e dê preferência ao álcool. Procure também levar o maior número de pessoas com você. Para quem gosta de pedalar, viajar de bicicleta não é mais um absurdo: há uma série de destinos apropriados e deliciosos para bikers.

Com relação ao seu comportamento

Acredite ou não, mas produzimos mais lixo viajando do que quando estamos em casa. E o mais complicado é encontrar estrutura para reciclagem em cidades menores ou praias mais isoladas. Uma boa alternativa, nesses casos, é levar o lixo produzido de volta para casa.

As embalagens vazias não pesam, e você pode usar uma sacola de tecido para guardá-las. Nos hotéis, economizar é a regra. Deve-se evitar o hábito de usar uma nova toalha a cada dia ou deixar o ar-condicionado ligado quando não se está no quarto.

Você já se torna um hóspede mais consciente ao rejeitar, no hotel, aquilo que não usaria em casa. Por fim, ao fazer um passeio turístico, dê preferência a guias e operadoras locais e evite o uso de qualquer transporte que represente risco ao meio ambiente, como barcos motorizados que jogam óleo e resíduos na água.

Ao se alimentar

Que os cuidados com a alimentação são fundamentais todo mundo sabe. Mas você pode ir além ao se informar se o que está sendo servido é realmente local e daquela época do ano. Comer lagosta em uma pousada na serra pode ser romântico, mas significa energia extra desprendida em transporte e conservação.

Alimentos saudáveis

Alimentos saudáveis

E entre tomar água mineral de garrafa ou água do filtro, fique com a segunda opção, a menos que não haja garantia de qualidade. O planeta vai agradecer pelo menor consumo de plástico!

You don't have permission to register