a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 58589748 MEDIUM

Calçada dos gigantes – Irlanda do Norte

Se você gosta de se aventurar por paisagens exóticas que existem pelo planeta, então você precisa conhecer a Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte.

Localizada no condado de Antrim, no noroeste da Irlanda, essa formação curiosa reúne 40 mil colunas de basalto de até 12 metros de altura, com formas hexagonais tão perfeitas que parecem moldadas por mãos gigantes.

Carrick-A-Rede corda na Irlanda do Norte

Carrick-A-Rede corda na Irlanda do Norte

Essa é a Calçada dos Gigantes, uma imponente formação geológica que surgiu após a erupção de um vulcão, há 60 milhões de anos. Ela foi descoberta em 1693 e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1986.

A lenda de Giant´s Causeway

Segundo a lenda local, essas formações rochosas, chamadas de Giant’s Causeway em inglês, surgiram porque um gigante irlandês chamado Finn MacCool desafiou um gigante escocês chamado Benandonner, mas não havia nenhuma embarcação grande o suficiente para que ele pudesse chegar até o outro lado do mar e confrontar seu inimigo.

O gigante MacCool então resolveu o problema construindo uma calçada com enormes colunas de pedra que ligava os dois países. Brenandonner aceitou o desafio e atravessou o mar para chegar até a Irlanda, utilizando esta calçada.

Quando a esposa de Finn percebeu que o outro gigante era muito mais forte que o marido, resolveu vesti-lo como um bebê para salvar seu amado da situação. Brenandonner chegou à casa dos dois, e vendo o tamanho do bebê, pensou “se o bebê é desde tamanho, o pai deve ser enorme!”, e fugiu de volta à Escócia.

Giant's Causeway, em um dia nublado

Giant’s Causeway, em um dia nublado

Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool, Brenandonner destruiu a estrada enquanto corria, sobrando apenas as pedras que agora formam a “Calçada dos Gigantes” na Irlanda.

Como toda lenda, fica seu critério acreditar ou não. Porém existe uma explicação racional para esse mistério. A verdade é que a Giant’s Causeway fica em uma área que tinha grande atividade vulcânica e as 40.000 colunas de basalto que lá se encontram, ficaram tão certinhas e bem encaixadas devido a uma disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica, resultante de uma erupção vulcânica ocorrida a cerca de 60 milhões de ano.

Traduzindo: a atividade vulcânica nesta área fez com que a rocha derretida em contato com ar, se resfriasse e solidificasse. O magma se encolhia à medida que resfriava lentamente, e por causa de sua composição química, fendas hexagonais se formaram na superfície e formaram colunas que parecem lápis enormes.

É uma vista incrível, num lugar extremamente bonito. Pra quem não quer entrar no centro de visitantes, o acesso aos “degraus” é gratuito.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Como chegar

Para chegar até a Calçada você deve pegar uma estrada muito linda, a Causeway Coastal Route, que fica paralela ao oceano. Em determinado momento você está no nível do mar e de repente está em cima de um platô de onde é possível observar falésias coloridas.

Giant´s Causeway fica na região de Bushmill, há 90 km de Belfast pela costa e pouco mais de 60km pela entediante autoestrada expressa. Eu recomendo que você vá pela costa para observar o visual lindíssimo da região, e volte pela autoestrada para chegar mais rápido.

A estradinha segue pela costa e volta para o interior. Você passa por lindas e pequeninas cidades com casinhas que parecem saídas de contos de fadas e campos de um verde totalmente irlandês.

Castelo Dunluce

Castelo Dunluce

Para aumentar o seu amor por esse lugar, no meio do caminho está o Castelo Dunluce, outro ponto de visitação obrigatório.

Você pode fazer o caminho do Centro de Visitantes até as formações a pé ou pegar um ônibus que sai de lá e te deixa nas formações. Nos meses de frio eu recomendo que você vá de ônibus, pois as temperaturas são realmente congelantes. O ônibus tem saídas durante todo o dia e o acesso a carros no parque é proibido.

You don't have permission to register