a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
Burano

Burano – a pequena ilha da fantasia na Itália

Um passeio interessante para quem fica mais dias em Veneza é conhecer as ilhas da região metropolitana: Murano, Burano e Torcello, cada uma com sua própria história e atrativos.

Esse passeio toma uma tarde inteira e pode ser completado em cerca de 4 horas. Conte também o tempo que leva para se locomover de Vaporetto – o transporte público da região – até as ilhas de Veneza e entre elas, ida e volta.

Aqui falaremos exclusivamente de Burano. Burano é uma pitoresca vila de pescadores, localizada há aproximadamente 7 km de Veneza. Consiste em  um conjunto de quatro ilhas individuais, separadas por pequenos canais.

Murano

Barcos nos canais de Murano, próximo a Veneza

O passeio para Burano pode ser feito em uma tarde. Lá o atrativo são as casinhas coloridas e os vários canais que cortam a ilha (como a própria Veneza). Também vale visitar a Chiesa di San Martino, cujo campanário inclinado lembra (vagamente) uma certa torre famosa da Itália.

Interessantes, também, são os trabalhos de renda, feitos pelas artesãs locais. As crianças brincando nas praças, as senhoras caminhando com seus cães, dão a Burano um ar bucólico. É um clima todo diferente…

Difícil explicar!

Lugarzinho perfeito para passear de mãos dadas, fotografar e curtir as horas se arrastando.

A ilha das casas coloridas

As casas típicas da ilha são na sua maioria em formato quadrado e se dividem em dois e três andares. No piso térreo tem a cozinha, sala de jantar e os serviços, nos andares sucessivos estão os quartos.

As paredes pintadas têm uma tradição que remonta ao século 16 e seguem um sistema específico de cores. Antes dos donos pintarem as casas eles precisam pedir uma autorização ao governo, que define quais cores são permitidas para aquela área. O resultado final é incrível.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Burano

Casas coloridas em Burano

Diz a tradição que as diferentes cores das casas, que hoje se tornaram a principal característica da ilha, antigamente serviam para demarcar o imóvel.

No entanto, existe uma “lenda” ligada ao caráter colorido da ilha, que diz que eram os pescadores que pintavam as próprias casas, a fim de reconhecê-las à distância (durante o inverno, Burano é muitas vezes envolta na névoa) ao retornar de um longo período de ausência devido à pesca.

Por esta razão, os habitantes de Burano pintavam o exterior das casas de cores fortes como verde, lilás, azul, amarelo e assim por diante.

Ilha da renda e da tranquilidade

Burano ainda é pouco explorada e merecia mais atenção por parte dos turistas. Por outro lado, é bacana fugir da correria de Veneza pra mergulhar no silêncio da ilhazinha (afinal, em Veneza é sempre aquela muvuca!).

E aqui uma dica: aproveite para retornar à Veneza no fim da tarde, quando o sol estiver se pondo. O pôr-do-sol visto nas proximidades da ilha é lindo.

A ilha de Burano começou a ficar conhecida no século XVI, quando as moradoras começaram a produzir belas peças de renda, que passaram a ser exportadas para o resto da Europa.

Em 1872, formou-se uma escola para as tecedeiras, trazendo um novo fôlego à industria. Atualmente, o trabalho não é mais artesanal, pois era muito demorado e tinha um alto custo.

Todos os visitantes ficam fascinados quando chegam nessa ilha pela vivacidade de suas cores, com casas coloridas que refletem nas águas verdes dos canais. Muito interessante de ver, é a igreja de S. Martino com a torre do sino torta.

San Martino

Igreja de San Martino com sua torre do sino torta em Burano, ilha da Itália

Um lugar que faz bem à alma

As três ilhas mais famosas da “Laguna” (Lagoa) de Veneza são Murano, Burano e Torcello. Mas caso não queira conhecer as três, não deixe de visitar Burano, pois ela é estupenda!

 

You don't have permission to register