a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa cum sociis Theme natoque.

Latest Posts

1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 807
info@yoursite.com
iStock 85993907 XLARGE

As belas dunas de areia em Tottori no Japão

Que imagens surgem na sua mente quando você pensa no Japão? Deixa eu adivinhar… templos milenares, gueixas, cerejeiras, montanhas cobertas de neve?E se eu disser que o Japão tem muito mais a oferecer do que tecnologia e cultura milenar?

Pode parecer um pouco maluco, mas existe um deserto no Japão, com direito à camelo e muito calor no verão. Soa meio deslocado, não é? Mas é a mais pura verdade!

Ok, vamos falar sério, dizer que se trata de um deserto é força de expressão, mas os japoneses têm uma formação árida no seu país, as dunas de Tottori. Elas são imensas dunas de areia, muito parecidas com aquelas que encontramos no Maranhão, aqui no Brasil.

As dunas de Tottori se estendem por 2 quilômetros de distância da costa e mais 16 quilômetros ao longo do litoral à leste da cidade de Tottori, na região de Chugoku.

O pequeno Saara do Japão

Esse lugar de beleza estonteante está em constante mudança por causa do vento e das correntes marítimas, que trazem a areia do fundo do mar para a praia. O vento atua sobre as dunas e reorganiza a sua forma criando uma paisagem sempre diferente.

As dunas mais altas estão a cerca de 90 metros acima do nível do mar. Embora tecnicamente, não seja um deserto, a temperatura da areia pode facilmente chegar a mais de 50°C no verão.

Elas já estão ali há milhares de anos, mas, infelizmente, a área das dunas vem diminuindo cada vez mais, por causa de um programa de reflorestamento do governo. Além disso, barreiras de concreto erguidas para proteger a costa de tsunamis, têm atrapalhado as empresas responsáveis por trazer a areia para a praia.

As dunas de Tottori recebem cerca de dois milhões de visitantes por ano, principalmente turistas vindos de outras cidades do país ou da Ásia Oriental. A região é abençoada com boas condições climáticas, pois devido à sua localização geográfica, desastres naturais, como tufões não ocorrem com frequência.

Duna de Tottori

Duna de Tottori

Quem for se aventurar na região, deve investir em um bom tênis e roupas confortáveis. Do topo das dunas é possível ter uma bela visão do mar do Japão, além de poder curtir várias atrações, como andar de camelo, asa delta, parapente e Sandboard, um esporte bastante popular por lá, não só pelos turistas como também pelos moradores locais.

Uma das características mais marcantes das dunas é que a areia adquire diferentes colorações de acordo com o horário e a época do ano. Além disso, nessa região, apesar do calor e do ambiente pouco propício ao desenvolvimento de vegetação, algumas formas de vida como as plantas hamahirugao e hamanigana surgem por todo lado.


Vamos planejar a sua próxima viagem? Entre em contato ↠


Elas conseguem sobreviver ali porque debaixo da areia seca e escaldante, há outra camada de areia úmida. Algumas plantas desaparecem da superfície no verão, esperando a chegada de época mais amena no subsolo.

A Associação de Turismo local costuma estimular as pessoas a colocar o pé na areia, mas não se preocupe, há espaços onde os turistas podem lavar os pés antes de calçar os sapatos. As dunas são acessíveis também para quem tem dificuldade de mobilidade, já que são disponibilizadas cadeiras de rodas adaptadas para areia.

Museu de Areia em Tottori

Um passeio que vale a pena na região é visitar o Museu de Areia. O Museu de Areia é o primeiro museu no mundo especializado em esculturas feitas de areia. Além da beleza natural das Dunas de Tottori, que foram esculpidas pela natureza ao longo de muitos anos, o Museu de Areia é uma beleza feita pelo homem, que foi aberta em 2006 para mostrar as maravilhas das dunas. Os trabalhos são feitos usando apenas areia e água.

Uma das esculturas do Museu de Areia em Tottori

Uma das esculturas do Museu de Areia em Tottori

Como as esculturas duram apenas um curto período, o local se tornou popular para visitação das obras temporárias. Caso vá até as Dunas de Tottori, você deve definitivamente conhecer o museu para sentir a força e a textura das esculturas.

You don't have permission to register